sábado, 4 de julho de 2009

Primeiro mês: as primeiras duas semanas

Esse domingo faz duas semanas que o fofuxo completou 1 mês de vida. Vamos falar um pouco de como foram esses primeiros dias em Humaitá.


Olha, mãe, um pernilongo atacou minhas bochechas!!

No sábado recebemos a visita da Andresa, Everton e Gabriel. Eles vieram conhecer o JP e o Gabriel queria ajudar a cuidar dele também (que fofo!!). Ele se comportou bem direitinho, sem choro, todo quietinho. No domingo a tia Ester foi embora e ficamos só eu, o Fer e o pequenininho.

No início foi bem tranquilo, parecia até que ele tinha adorado o calorão daqui: parou de chorar sem motivo, ficou bem alegre e disposto. E foi assim durante toda a primeira semana. O Fer saía pra trabalhar de manhã, o João tomava uns 15 minutos de solzinho e ficava acordao quase todo o tempo, e perto da hora do almoço eu fazia dormir pra poder almoçar. Alguns dias o Fer colocava ele no sling e ele dormia que nem um anjinho. Ficávamos os três até mais ou menos duas da tarde, quando o Fer saía de novo. Ele passava a tarde alternando pequenas sonecas com grandes períodos acordado. Isso porque toda vez que eu colocava ele no carrinho, no berço ou na cama, acordava em uns 5 minutos e eu concluía então que ele não tava mais com sono.

JP dormindo no sofá da sala

De repente, um belo dia, nem tão belo, os choros voltaram, sem qualquer motivo aparente. Logo no primeiro dia em que ele teve uma crise de choro, que começou às 16h da tarde e ele só foi dormir às 23h, fiquei muito nervosa, achando que tinha algo errado, ele gritava muito alto, e às vezes nem parava pra respirar! Fiquei desesperada e pedi pro Fer correr na farmácia e arranjar uma chupeta. Uma hora depois ele volta com a ÚNICA chupeta ortopédica para recém nascido da cidade!! Tentamos dar pro JP, mas que bom que ele não pegou, porque me arrependi de ter comprado já no dia seguinte. Até remedinho pra cólica eu dei e nada de acalmar o choro. Assim como o choro começou, ele se foi: do nada! E ele dormiu das 23h até as 4h da manhã, acordando para mamar e voltando a dormir até as 8h.

Foram uns 3 dias seguidos de crises de choro, até que eu escrevi pra uma lista que participo pedindo dicas e descrevendo a rotina, pra saber o que poderia estar errado. Recebi uma enxurrada de emails e, além de algumas dicas, no geral a mensagem foi: recém nascido chora mesmo, tem cólicas, porque os sistemas nervoso e digestivo estão se formando. Não se pode fazer nada para ele não chorar, mas sim pra amenizar o choro. O importante é se acalmar e não desesperar.

A partir das dicas, estabelecemos uma nova rotina. Deixo ele acordado no máximo 2 horas seguidas, porque me disseram que mesmo que ele não demonstre sono, precisa dormir pra não ficar irritado. Procuro colocar pra arrotar sempre depois de mamar (mesmo na madrugada, e mesmo se ele dormir mamando), cortei alguns alimentos, estou tomando funchicórea (pq me falaram que o princípio ativo passa pro bebê através do leite, menos a sacarina que é eliminada pelo meu organismo) e começamos um ritual pré-sono: banho quente de chuveiro, massagem e mamada. Além disso, quando sinto que ele está se irritando com o excesso de leite - eu tenho hiperlactação, e por isso ele mama, se satisfaz, mas ainda está com vontade de sugar, e quando suga se irrita com o leite - eu tiro do peito, coloco pra arrotar e dou o dedinho pra ele sugar (alguns pediatras e fonos da lista falaram que o dedinho é melhor que a chupeta, porque o bebê cria ligação emocional com o objeto e depois fica difícil tirar)

No primeiro dia que coloquei as dicas pra funcionar, o dia fluiu uma beleza: nem um chorinho sequer! Comecei a comemorar, fiquei muito feliz, achando que tinha descobrido o "macete". Mas aí vem uma coisa sobre os bebês: não existe "macete" com eles! O que funcionou perfeitamente num dia, pode não dar certo no dia seguinte! E foi exatamente isso que aconteceu. Tudo bem que ele não tem mais crises inconsoláveis de choro, mas de vez em quando ainda passa uns 5 a 10 minutinhos gritando sem a gente saber o porquê. Nesses momentos, a única coisa que acalma é barulho do secador + dedinho pra sugar.

Tirando as crises, devagarinho vamos nos adaptando à nova vida de papais. As noites não são tão difíceis, ele dorme um primeiro período de 4 a 5 horas, acorda pra mamar e trocar a fralda, e depois mais 3 períodos de 1h30 a 3 horas. De vez em quando eu tento experimentar algumas coisas novas, como começar a usar as fraldas de pano ou mesmo deixá-lo sem fraldas e tentar perceber quando ele quer "ir ao banheiro". Mas acabo desistindo, porque como de dia ele só dorme no colo, fico sem tempo pra lavar as roupinhas sujas que se proliferam quando tento essas novidades.

Primeiro dia com a fralda de pano: isso lá é posição pra dormir? Por isso que eu acordo em 5 minutos!! rsrsrs


E assim vamos levando, tentando estabelecer mair ou menos uma rotina, e descobrindo a cada dia coisas que ele gosta e que não gosta. Ele até já passeou algumas vezes: foi conhecer a casa nova, fazer umas compras com a mamãe e visitar a feira de Ciências do Gabriel.


Prontinho pra passear! Olha como eu tô bunitinhu de sapatinho e tudo!

Hoje estamos começando as tentativas para acostumá-lo a dormir fora do colo (é... pra ele dormir de dia e não ficar muito irritado à noite, as sonecas que ele tem tirado são TODAS no meu colo, embalando... imagina o estado das minhas costas!). Toda vez que ele adormece, colocamos no carrinho. Ele acorda, pegamos, embalamos de novo, e de novo vai pro carrinho, até que ele durma. Por enquanto o máximo que conseguimos foi uma soneca de 30 minutos, mas acho que com o tempo ele acostuma. E agora só me vem à mente a Vera, falando logo nos primeiros dias "Quando ele dormir, coloca no bercinho, ele vai ficar mal acostumado", e eu respondendo "Eu não ligo se ele quiser dormir sempre no meu colo". E eu realmente não ligava quando ele pesava 3kg... Agora ele pesa 5kg! Ah... se eu tivesse ouvido... rsrsrsrsrs. Um fato curioso: faz uns dias que o João não aceita mais o colo do papai. Ele pode estar bem quietinho, tranquilão na cadeirinha, no carrinho, no meu colo, mas é só o Fer pegar que ele abre o berreiro!!! Começa resmungando, dá uma choradinha e depois começa a gritar desesperado. A gente fica tentando descobrir porque, mas até agora não conseguimos... Enquanto isso, é o dia inteirinho no colo da mamãe!


Depois de dormir, aí sim eu fico quietinho no colo do papai e tiro um soninho bom!

3 comentários:

  1. Ei, eu conheço esse sapatinho!!! Será que é aquele que o Dudu deu??? Tá uma coisa esse fofucho!!!
    Até hoje Arthur alterna noites maravilhosas com outras nem tanto...rs
    bjao

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem... achei seu blog na net... parabéns pelo filho lindooo que vc tem...

    Eu tenho um menino de dois anos, qu se chama Francisco... nasceu bem pertinho do seu, só que dois anos antes ... 2205.2007...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Domi, ele está cada dia mais lindo!!!! Muito fofo, eu estou morrendo de saudade dele. Ele não lembbra mais de mim, buaaaa! Lindo, lindo, te amo muitooo!

    ResponderExcluir