sábado, 12 de setembro de 2009

Três Meses: a terceira semana

O João Pedro vinha dormindo cada vez pior e eu já não sabia mais o que fazer. De quarta pra quinta me irritei tanto (ele acordou às 2h da madrugada e só voltou a dormir às 4h15!!!) que senti vontade de colocá-lo no berço e deixá-lo chorando até que dormisse sozinho. É claro que não o fiz, não acho certo, acho covardia com o bebezinho, mas me deu essa vontade no momento do estresse e fiquei me sentido super culpada depois.

Até mais ou menos um mês atrás ele dormia um primeiro período de 5 a 6 horas e depois acordava de 3 em 3 horas pra mamar. Eu achava o máximo, meu bebê dormia a noite toda, de acordo com os padrões estabelecidos. Agora de uns tempos pra cá ele passou a dormir um primeiro período de no máximo 4 horas e acordar de 2 em 2 horas. O pior é que quando acorda não volta a dormir fácil, no mínimo meia hora por acordada, e sempre em uma das acordadas, quando eu tenho que trocar a fralda para não vazar, fica de 1 a 2 horas pra dormir de novo.

E durante o dia não tem sido fácil também não. Se eu tivesse um tempo para descansar de dia, talvez não me sentisse tão mal durante a noite. O que acontece é que desde os 15 dias ele só dorme no colo. Se coloco na cama, berço, carrinho, parece que todos têm espinhos, porque ele acorda bem rápido. Então aquela famosa frase "a mãe dorme enquanto o bebê dorme" não funciona pra mim, porque ele dorme "pendurado" no colo. Ele já está com 8.100 kg, bem pesado, e meus braços e costas têm doído muuuuuuito!

Fui buscar ajuda numa comunidade do Orkut chamada "Soluções para uma noite sem choro", inclusive já li o livro, mas não consegui aplicar direito as técnicas. As dicas de lá não ajudaram muito, já que ele não é muito fã das coisas que os bebês costumam amar: Shantala ele gosta, mas nada de durar 25 minutos... em 10 a 15 minutos ele começa a ficar entediado, então eu tenho que terminar a massagem pra não ter o efeito contrário do desejado; banho de Tummy Tub ele demorou uns 20 dias pra aceitar bem - estranhava no início - e agora adora, mas nunca ficou os 15 a 20 minutos necessários para relaxar, fica no máximo uns 10 a 12 minutos.

Pelo menos os depoimentos da comunidade serviram para me mostrar que existem vários bebês como o João e para me encorajar a voltar com o sling, com o qual ele tinha começado a implicar: só aceitava de vez em quando, e se não estava querendo, fazia um escândalo, e eu ficava até meio receosa de tentar. Depois de ler muitas mães elogiando e muito, resolvi tentar de novo, variando as posições, e adivinha: ele voltou a gostar! Fiquei bem feliz, porque é um decanso pros meus braços ; )


No sling com o papai

Mamãe com cara de retardada tentando em vão fazer o pequenininho dar um sorriso

O que me ajudou foi um texto muito bom do Dr. Sears, pediatra norte americano que teve 4 filhos: os 3 primeiros bebês considerados fáceis e a última filha foi um bebê difícil. Como o João Pedro, ela só queria saber de dormir no colo, lutava contra o sono, enfim, dava trabalho. O que eu gostei de saber foi que isso é do temperamento do bebê. Em resumo, a mensagem passada por esse pediatra é que se ela fosse a primeira filha em vez da última ele teria achado que fez tudo errado, que acostumou mal, enfim, que a culpa era dele. Como ele fez tudo igual em relação aos 4 filhos, chegou a conclusão que vai do temperamento do bebê. Passou a estudar as crianças assim e criou o termo "crianças com altas necessidades". Achei bom saber que existem outros bebês como o João, que precisam mais de colo, de atenção e solicitam os pais (a mãe principalmente) durante grande parte do dia.

Não sei se foi porque fiquei mais tranquila ao ler sobre o assunto, mas nas últimas duas noites as acordadas reduziram para duas: uma meia-noite e outra por volta de 3h30, 4h00. Foi bom porque passei o dia com muito mais disposição pra cuidar do JP e dar a atenção e carinho que ele merece.

Agora vamos falar de coisas legais: parece que o João fica semanas sem muitas novidades pra aprender tudo numa semana só! Ele apareceu com várias novidades esses dias. A coisa mais fofinha que ele aprendeu foi pedir pra sair do banho. É a primeira forma de comunicação sem ser via choro, mas através de gestos. Fiquei toda boba com a esperteza do filhote. Ele percebeu que toda vez que o tiro da banheirinha pego por baixo dos braços. Aí durante um banho ele começou a levantar os dois bracinhos lá no alto e ficar rindo pra mim. Tirei do banho e ele ficou bem feliz. Desde então, pede pra sair do banho todos os dias. A parte ruim disso é que antes eu conseguia enrolá-lo pra tomar banhos maiores; agora os banhos duram no máximo 10 minutos. Apesar de adorar a banheirinha, ele não tem muita paciência pra ficar muito tempo fazendo a mesma coisa... rsrsrs

Outra novidade: o filhote aprendeu a chupar o dedão! Outro dia estava tentando fazê-lo dormir, balançando pra lá e pra cá e ele comendo toda a mão, como sempre. De repente, encontrou o dedão e começou a sugar como se estivesse mamando, e assim adormeceu. O engraçado é que ele fica tentando "reencontrar" o dedão, tenta com todos os dedos, às vezes enfia dois de uma vez na boca, mas ainda não conseguiu repetir a façanha.

Eu adoro comer a minha mão...

... e também o dedinho do papai!

Todos os dedos na boca, pra decidir qual é o mais gostoso

Mas não é só o dedão que ele põe na boca, não! Aprendeu também a segurar os dois pés e essa é uma das brincadeiras favoritas. Pega um com cada mão, os leva à boca, e aí fica comendo os dedinhos, a coisa mais linda!!!


Brincando com meu pé

Uma mão em cada pé

Essa semana, como eu estava muito cansada das madrugadas em claro, o Fer chegava do trabalho e levava o João pra passear. Descobrimos que ele é "rueiro": pode estar chorão e gritão, mas é só colocar o pé na rua que fica todo alegrinho. Eles foram juntos até a pracinha da Igreja (toda cidade do interior tem uma pracinha com uma Igreja, e aqui não é diferente... rsrs), passearam pela beira do rio, e o JP adorou os passeios.



No carrinho, depois de passear com o papai: olha como eu tô feliz!!!

Foi também a primeira vez que ele saiu pra "jantar" fora. Foi aniversário da Andresa dia 8 e fomos ao Palhoça. Enquanto todas as crianças do mundo amam andar de carro e até dormem, o JP simplesmente detesta! É só entrar no carro que começa a gritar, gritar e gritar mais. Eu tento tapear, coloco ele pra olhar pela janela, mas nada adianta. E é só sair do carro que ele fica quietinho de novo, vai entender esse bebê... Lá no Palhoça ele até que se comportou, ficou bonitinho no carrinho enquanto a gente jantava. Mas deu dó, ele tava caindo de sono, passou do horário de dormir, chegamos em casa bem tarde e ele ficou muito cansado. Não dá pra sair à noite com o pequeno, ele não consegue dormir fora de casa, agora já sei que pra comer fora, só no almoço.

Um fato curioso: o filhotinho adora ficar de cabeça pra baixo. Não sei se faz mal, mas ele fica tão feliz que eu deixo. Não é tãããão de cabeça pra baixo assim, mas eu chamo de "morcegar". Estando deitado no meu colo, ele joga as costas pra trás, vai escorregando a cabeça e com as mãos fica tentando alcançar o que estiver por perto, atrás da cabeça, num nível abaxo do corpo. É difícil descrever o movimento, mas eu vou tentar tirar uma foto pra postar aqui, e aí quem puder comentar dizendo se isso é normal, eu agradeço, porque eu acho bem esquisito... rsrsrsrsrs

Ah... ontem choveu e não deu tempo de secar o pijaminha do pequeno. Aí improvisamos um pijama e achei tão fofo que tive que tirar uma fotinho pra colocar aqui

JP com pijaminha improvisado

Repara só o detalhe do pezinho, que fofura!!

Depois do post gigante, vou me despedindo por aqui. Voltamos semana que vem com mais notícias do pequeno. Beijos a todos!!!

Mais algumas fotos:


que soninho!!


sorrisinho maroto...


sério e concentrado: refletindo sobre a vida... rsrs

que biquinho mais fofo!

a mão na boca é quase o tempo todo, sem exagero!

não falei??

14 comentários:

  1. Filhota, realmente é a primeira vez que vejo um BB não gostar de carro...o JP é muito diferente mesmo...
    Fica tranquila com relação se está fazendo o certo ou errado..A gente vai errar e acertar...num tem jeito, o mais importante é fazer tudo com muito amor.
    Cada filhote é mesmo muito diferente. Mimava muito vc e ficava o tempo todo no colo..dormia no colinho, mas vc adorava seu quartinho e seu bercinho. Já Belle, era um sufoco pra dormir, mas quando dormia só acordava no outro dia...
    A Dani só gostava de dormir na nossa cama , mas com um ano e seis meses não quis mais saber de dormir com a gente...só queria dormir na caminha laraja e branquinha nova...
    Cada filhote com sua mania..
    Tô morrendo de saudades do filhotinho, mas pelo menos hoje eu não tô morrendo de ciúmes :)
    bjs pra todo mundo e particularmente e especialmente pro JPzinho.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O bb é um ser humano e, como tal, não podem ser todos iguais. Além disso, acho até que todos são muito diferentes, a gente, às vezes, que nao percebe. No mais, ele está deslumbrante, prefeito e inteligentíssimo, como os pais, é claro! Ah, nem vem, ele já se comunicava aqui no RJ, lembra não que ele disse " léaaaa"""??? Não seja injusta ...hauhuahua. Bjs e saudades da tríade....
    Tia léa...

    ResponderExcluir
  4. Oi, mamãe! Com certeza, o mais importante é o amor, e isso o JP tem de sobra, né! Estamos morrendo de saudades tb!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ah, Léa, estou falando de comunicação verdadeira e não forçação de barra de tia coruja! hahahahahaha
    Eu tb acho que ele é perfeito, mas opinião de mãe coruja não conta, né! Estamos com saudades também, falta 1 mês e 14 dias pra chegarmos no Rio!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ô, mamãe, passou pra dizer que ama quem: eu ou o JP? rsrsrsrs
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. Ambos, querida filha...sem vc...nada de JP...Sem o Fer, nada de JP
    Amo tanto vcs! Ao Fer, como a um Filho. o bem que te quero, quero tb a ele...
    Mudando de assunto, sonhei com a Lelekinha fazendo ele dormir...dei mil bjs nela e nele....sonhos....
    Bjs mil mem todos

    ResponderExcluir
  9. Noite passada sonhei que estava no "Maitá"..Eu e o Dudu...então, indo pra sua casa, me perdi no meio do caminho (pra variar) e tive que passar por lugares sinistros pra reencontrar o caminho...rios, florestas etc e eu dizia por Dudu: vamos ver seu priminho João Pedro;;e ele respondia: Dudu é jãopêto e agarrava meu pescoço...
    Saudades faz isso....
    bjs mil em todos, particularmente e especialmente em vc , mãe do Jãopêto :)

    ResponderExcluir
  10. Domi!
    Mais uma vez peço desculpas por ficar tanto tempo sem comentar!
    To com tanta saudades desse menino lindo... não vejo a hora de apertar essa bochecha e soprar nessa barriguinha fofa...heeheh
    Ah, ele tá tão diferente daquele bebezinho tão pequenininho que eu segurei. E só 4 meses se passaram!
    Ele tá tão grande!
    Parabéns João Pedro, pelos 4 meses de vida! Quando ele chegar eu vou descontar todo esse tempo que ele esteve longe. Vou comer suas bochechas! hehehehe
    1 milhão de beijos!
    A vó Vera tbm tá mandando um montão de beijos.
    Beijo pra vc cunhadinha e pro Fer tbm!
    Pri

    ResponderExcluir
  11. NIKIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
    kd os novos comentários e fotos?
    pelo amor de Deus não pare de falar dele...único jeito de eu ''vê-lo''e acompanhar seu desenvolvimento é por aqui

    quero fotos fofas e saber como ele se comportou durante a semana;;;ele ja aprendeu a falar vó sonia?
    ensina pra ele viu
    bjs em todos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, faz um mês que não comento nada, nem vi o tempo passar! Bom, ele se comunicou sim, disse bem claro: léaaaaaaaa!!! Bom, qnd vcs chegam por aki? Nem ligando vcs me respondem!!!! Bjs e saudadess...

    ResponderExcluir