sábado, 3 de abril de 2010

10 meses e meio

Nossa, quanto tempo! Já faz mais de um mês que eu não apareço por aqui... Coincidentemente, na época em que eu faria a postagem de 9 meses e meio tive um pequeno susto e acabei fazendo uma apendectomia. A anestesia me deu uma reação fortíssima, sentia dores horríveis ao erguer a cabeça, mas graças a Deus passou rápido e foi só um susto. E, se nesses dias de repouso quase não lembrei de tirar fotos do filhote, lembrei menos ainda de vir aqui escrever...

Mas vamos lá: no dia em que escrevi o último post, logo depois de publicar, JP deu seus primeiros passinhos sozinho. Ele estava apoiado no sofá, virou pra olhar o Fer e saiu andando na sua direção. Andou mais ou menos um metro e se jogou no colinho gostoso do papai! Claro que a mamãe aqui ficou toda boba e quase chorou de emoção... rsrsrs

JP andando depois de acordar - olha a cara de sono, gente!

Agora com 10 meses e meio ele já está andando bem, na maioria das vezes prefere andar a engatinhar, e tem tomado uns tombos porque quer tentar andar mais rápido do que realmente consegue. Nem as escadas ele quer descer sentado: ele apóia uma mão na parede, dá a outra pra gente e desce em pé mesmo, que nem gente grande, uma fofura!

A cada dia que passa parece que ele tem comido mais e mais. Tem batido um pratão no almoço e outro na janta. E no lanche da tarde come quase sempre duas frutas. Além disso, passa o dia mamando! Depois da cirurgia fiquei dois dias no hospital e ele só ia me ver pra mamar. Quando terminava de mamar tinha que ir embora. Aí depois que eu voltei ficou um bom tempo querendo mamar toda vez que me via, acho que pensando que quando terminasse teria que ir embora, sei lá... rsrs E ele, que mamava em horários mais ou menos fixos, agora quer mamar o tempo todo, ficar penduradão. Tem vezes que mama logo antes do almoço, almoça e mama logo depois!

Quando o João acorda, o Fer tira do berço e traz pra mamar. Então ele mama um monte e depois fica rolando pela cama falando a língua dele, rindo e brincando. Desce da cama, abre a porta do quarto - que fica encostada - e vai pra sala, em direção às escadas. Dá a mão pra gente, desce os degraus e vai pro seu lugar favorito da casa: o Home. Quando quer ver tv pega o controle remoto, aponta pra tela e fica "ete, ete" (quer dizer esse). Tento distrair com outras brincadeiras. A preferida dele é ficar andando e se jogando que nem doido em cima do sofá. Também adora andar em volta do sofá procurando enquanto a gente se esconde do lado oposto. Tem vezes que a distração dá certo, tem vezes que não. E aí lá vou eu assistir Backyardigans e Xuxa.


assistindo Backyardigans: olha a felicidade!

brincando de correr no sofá

que pose é essa, filhote?

Agora vamos às novidades: JP aprendeu muitas coisas novas esse mês.

Por exemplo, finalmente depois de muito insistir, aprendeu a dar língua! Desde que ele tinha uns 6 meses eu fico enchendo o saco: "João, mostra a língua pra mamãe! Vai, filhotinho, cadê a linguinha?" E um pouco antes dos 10 meses ele me deu língua do nada. Fiz a maior festa e voltei a perturbá-lo a toda hora: "cadê a lingua fofa da mamãe?"... Tadinho, deve encher o saco mesmo, mas é muuuuuuuuuuuuuuuuuito fofo!!! hehehehe


filhote, dá lingua pra mamãe, dá!

tá, já dei, agora para de encher o saco, mãe!

Outra coisa que o JP aprendeu foi a tomar as coisas de canudo. Olha que gracinha:


no Palhoça, tomando suco de laranja de canudinho

Ele também começou a falar algumas coisinhas: quando quer algo aponta e fala "ete"(esse); a gente canta "o sapo não lava o pé"e por duas vezes ele falou "papo"; já fala "mamã"; "abi" é quando estamos com um livro e ele quer que a gente abra ou vire a página; "ento" é o ventilador (porque eu fico falando olha o veeeeeeeeeeeeeeento). Mas ele não é falante não. Fala de vez em quando, fica um tempo sem falar nada... Quando a gente nem lembra mais que ele sabe, ele fala de novo... rsrsrs

Percebi que o pequeno já sabe o nome de muita coisa. Outro dia coloquei um monte de brinquedos dele e fui perguntando "cadê a vaca?", "cadê a abelha?" "cade a Popis? " e assim por diante. Ele acertou quase tudo!

E o João Pedro tá ficando cada vez mais espertinho: quando quer fazer alguma coisa que não consegue por conta própria, pega a nossa mão e leva até o que ele quer. Faz isso quando quer abrir meu note, desenroscar tampa de garrafa, pegar pedrinhas que jogou no fundo da piscina, desgrudar brinquedos do chão, entre outras coisas. O que eu acho mais legal é que ele sempre tenta primeiro, não importa se não conseguiu da última vez que tentou. Só depois de cansar de tentar ele usa sua ferramenta: a mão habilidosa de um adulto!

É isso, chega de escrever por hoje! Até daqui a duas semanas! (espero... rsrs)

FOTOS DO MÊS

com o chapéu do vô Arnaldo

alguém tira isso de miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!!!

mamãe, vou te pegaaaaaaaaaaaaaar...

... pegueeeeeeeeeeei!

vou pro quintal! êba!

que legal, achei um brinquedo!

oi, Chiara!

esperando pra tomar vacina e bagunçando as revistas do consultório: acreditam que eu nem chorei?

olha eu aqui na piscina de bolinhas!

que legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal!

aprendendo a cozinhar com a tia Léia, a mamãe é uma negação! hehehe

o que que tem nesse forno, será que é pão?

tá apontando pra onde, filhote?


sou um menino tímido...

cade o docinho que tava aqui?

sorriso sonado... rsrs

"lendo" um livro...

... e depois outro

ajudando a guardar os brinquedos

que sorriso mais lindo!!

empurrando o carrinho

quantos anos o João Pedro vai fazer?

será que eu acertei?

admirando o papai!

Alinhar ao centroe o vencedor é: João Pedro!!!

parabéns pra você, nessa data querida!

e agora, tô bonito?

4 comentários:

  1. Oi Domi!
    Que bom que voltou a postar no blog!
    Esperamos que ja esteja totalmente recuperada da cirurgia!
    Como o JP está lindo! Ele ta muuuuuito fofo nas fotos! Ele ja cresceu muito desde a última vez que o vimos, né?
    Estamos morrendo de saudades!
    Muitos e muitos beijos pro bebê mais lindo e amado do mundo, pro Fer e pra vc, Domi!
    Pri e Vera

    ResponderExcluir
  2. Nikitinha ele tá muito lindo, muito esperto, maravilhoso, perfeito e eu o amo tanto tanto tanto que vejo as fotos e choro de saudade...Graças a Deus ele estará comigo depois de amanhã...vou sequestrar ele só pra mim :)
    Vc é uma mãe maravilhosa...quem diria heinnn:)))
    ao contrário da Leleka que adora crianças, vc nem era muito chegada...Mas amor de mãe faz milagres né filhotinha...
    Um grande beijo nesse lindão;;;já percebeu que ele tá ficando a cara da vovó?
    Um bjão pra todos

    ResponderExcluir
  3. Na ultima foto , penteando o cabelo ele tá muito parecido com o Duduzinho

    ResponderExcluir
  4. Ele está enormeee! Andando, que graça! AInda bem que chega amanhã. Será que ele lembra de mim??? E do tio André??? Bjuss, muita saudade...
    : )
    Léa

    ResponderExcluir